quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

10. Dobramento do embrião

Entre a 4ª e 5ª semanas do desenvolvimento humano o disco embrionário trilaminar, que é plano, é convertido em um embrião aproximadamente cilíndrico. Este acontecimento caracteriza o dobramento do embrião, o que é responsável pelo estabelecimento da forma do corpo.


O dobramento ocorre devido ao rápido crescimento do embrião e o início deste processo é influenciado principalmente pelo desenvolvimento do sistema nervoso central. É também durante esta fase que ocorre a constrição gradativa do saco vitelino e grande parte do mesmo é eliminado. Sua porção superior, no entanto, é incorporada ao embrião e origina o intestino primitivo. Os anexos embrionários âmnio e alantoide também sofrem reposicionamento.


Desenhos ilustrando o desenvolvimento embrionário durante a 4a semana do desenvolvimento humano. A: Início da 4a semana. B: 22 dias. C: 26 dias. D: 28 dias. A1: Vista dorsal. B1 a D1: Vistas laterais. A2 a D2: Cortes sagitais. A3 a D3: Cortes transversais. Fonte: Moore et al., 2013.

Lâmina de embrião de galinha em fase de dobramento. 1: Intestino primitivo; 2: Ectoderma; 3: Notocorda; 4: Tubo neural. Fonte: Laboratório de Embriologia/UFRN. Objetiva 10x

Modelo ilustrando o dobramento do embrião humano em corte transversal, no início da 4semana. Fonte: Laboratório de Embriologia/UFRN.



Modelo ilustrando o dobramento do embrião humano em corte transversal, aos 22 dias de desenvolvimento. Fonte: Laboratório de Embriologia/UFRN.




Modelo ilustrando o dobramento do embrião humano em corte transversal, aos 26 dias de desenvolvimento. Fonte: Laboratório de Embriologia/UFRN.




Modelo ilustrando o dobramento do embrião humano em corte transversal, aos 28 dias de desenvolvimento. Fonte: Laboratório de Embriologia/UFRN.





Modelo ilustrando o dobramento do embrião humano em corte longitudinal, durante a 4a semana do desenvolvimento. Notar o tubo neural em A, desenvolvimento do coração primitivo no mesoderma cardiogênico e septo transverso em B, desenvolvimento do alantóide no pedículo mesodérmico em C, intestino primitivo, âmnio, saco vitelino e cavidade coriônica. Fonte: Laboratório de Embriologia/UFRN.


Modelo ilustrando o dobramento do embrião humano em corte longitudinal, durante a 4a semana do desenvolvimento. Notar o desenvolvimento da cavidade pericárdica no mesoderma cardiogênico. Fonte: Laboratório de Embriologia/UFRN.



Vídeo: Dobramento do embrião




Nenhum comentário:

Postar um comentário