terça-feira, 27 de janeiro de 2015

11. Período embrionário e Fetal

As principais mudanças na forma do corpo do embrião ocorrem durante a 4ª semana do desenvolvimento embrionário. Até o final da 8ª semana todos os sistemas de órgãos já estarão desenvolvidos, caracterizando assim o final do período da organogênese. A projeção caudal desaparece e o embrião adquire formas nitidamente humanas.

Na 9ª semana inicia-se o período fetal, que irá até a 38ª semana (idade do embrião). Este período é caracterizado pelo rápido crescimento do corpo do feto e pela diferenciação dos tecidos e sistemas de órgãos, ocorrendo uma redução relativa do crescimento da cabeça em comparação ao crescimento do restante do corpo.



Na 11ª semana a hérnia umbilical fisiológica se desfaz, à partir da 12ª semana a genitália externa torna-se distinguível, no início da 20ª semana aparecem lanugo, cabelos e verniz caseosa, à partir da 26ª semana as pálpebras se abrem e nesta época ocorre o amadurecimento do sistema respiratório, dentre outros acontecimentos importantes.

Embrião com 4 semanas de gestação, 25 vezes o tamanho real. Observar o desenvolvimento dos arcos faríngeos, brotos dos membros superiores e inferiores, projeções das vesículas encefálicas, olhos, saliência cardíaca e coluna vertebral. Fonte: Laboratório de Embriologia/UFRN.


Embrião com 1 mês de gestação. Nesta fase é possível distinguir as 3 porções da decídua: decídua basal, decídua capsular e decídua parietal. Fonte: Laboratório de Embriologia/UFRN.





Modelo de embrião humano durante a 5ª semana do desenvolvimento, em vista lateral. Notar o desenvolvimento dos rins primitivos (pronefro em degeneração e broto uretérico), desenvolvimento do intestino primitivo (divertículo laringotraqueal, primórdio do fígado, alça do intestino médio, região do proctodeu e estomodeu), alantóide, coluna vertebral, local de desenvolvimento do coração primitivo, bexiga urinária e septo urorretal. Fonte: Laboratório de Embriologia/UFRN.

Feto com 5 meses de gestação. Assim como pode-se observar no feto com 3 meses de gestação, já não é possível distinguir as decíduas capsular e parietal, devido ao crescimento fetal e obstrução da cavidade uterina. A placenta e a membrana amniocoriônica encontram-se bem desenvolvidas. Fonte: Laboratório de Embriologia/UFRN.





Feto com 7 meses de gestação, já posicionado para o nascimento. Fonte: Laboratório de Embriologia/UFRN.





Fetos gêmeos no 5º mês de gestação, em posição normal. Fonte: Laboratório de Embriologia/UFRN.



Nenhum comentário:

Postar um comentário