terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

04. Ciclo Reprodutivo Feminino


A divisão mitótica das ovogônias ocorre apenas no período fetal e estas formam os ovócitos primários, ainda antes do nascimento. 
O ovócito primário inicia a meiose I no período fetal, mas a prófase só se completa na puberdade. Este longo período de dormência do ovócito primário é chamado período dictióteno. 
Cada ovócito fica contido no interior de um folículo ovariano.

A partir da puberdade, o hormônio folículo estimulante (FSH) promove a maturação de 1 folículo ovariano por ciclo de aproximadamente 28 dias. Este se torna dominante e produz estrógeno (pelas células da teca interna), inibindo assim o crescimento de outros folículos naquele ciclo, por inibição da liberação de FSH.

O hormônio luteinizante (LH) promove a ovulação por volta do dia 14 e a formação do corpo lúteo, que produz principalmente progesterona, além de estrógeno. Imediatamente antes da ovulação termina a meiose I do ovócito primário. Forma-se o ovócito secundário e o primeiro corpo polar. Inicia-se a meiose II, que progride até a metáfase e é interrompida.

Caso não haja fecundação: Por volta do dia 20 as altas taxas de progesterona inibem a hipófise de liberar mais LH. O corpo lúteo deixa de ser estimulado, diminui a progesterona, involui e transforma-se em corpo albicans. O endométrio secretor entra em fase isquêmica (constrição das artérias) e ocorre novamente a menstruação.

Caso haja fecundação: Segunda divisão meiótica é completada. O segundo corpo polar pode ser formado ou não.


Desenho esquemático das relações entre o hipotálamo, a hipófise, os ovários e o endométrio, no controle do ciclo reprodutivo feminino. Fonte: Moore et al., 2013.

Vídeo: Ovulação




Correção de alguns termos utilizados na narrativa:

- Trompa de Falópio: Tuba uterina
- Óvulo: Ovócito
- Células babás: Células da granulosa (Corona radiata)
- O "cortejo pegajoso" pela tuba uterina ao qual o narrador se refere é o ovócito circundado pela corona radiata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário