quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

02. Gametogênese: Espermatogênese e Ovogênese

Todos os organismos de reprodução sexuada passam pelo processo de gametogênese, no qual ocorre a formação dos gametas a partir de células germinativas primitivas. 
Nos homens, a gametogênese recebe o nome de espermatogênese e ocorre nos túbulos seminíferos dos testículos. Já nas mulheres, a ovogênese ocorre na região cortical dos ovários. 
As ovogônias crescem para formar ovócitos I antes mesmo do nascimento, enquanto que o espermatócito I só é formado na puberdade.

Apesar de terem suas particularidades, ambos possuem 4 etapas em comum:
-> Etapa de origem e migração dos gonócitos: as células germinativas primitivas (gonócitos) originam-se na parede do saco vitelino e migram para dentro do embrião, na região da gônada primitiva.
-> Etapa de multiplicação: durante a fase embrionária, mais precisamente quando a gônada se diferencia, os gonócitos começam a se multiplicar por mitose, preservando seus lotes cromossômicos (2N) e aumentando em número.
-> Etapa de redução do lote cromossômico: as células germinativas passam por duas sucessivas divisões meióticas durante a fase de maturação, na qual deixam de ser 2N e passam a ser haplóides (N), formando assim o gameta.
-> Etapa de maturação estrutural e funcional: as células passam por mudanças estruturais peculiares que as tornam um gameta maduro e funcional. Estas mudanças, bem como o término da meiose, ocorrem em diferentes etapas entre a gametogênese feminina ou masculina.


Esquemas comparativos da espermatogênese e ovogênese. Notar que as ovogônias não são representadas, pois se diferenciam em ovócitos primários antes do nascimento. Fonte: Moore et al., 2013.


Modelos de cortes transversais através do ovário e do testículo, representando a localização das células gametogênicas. Fonte: Laboratório de Embriologia/UFRN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário